REALIDADE MAQUIADA COM PÓ
É um absurdo. Eu estava vendo um documentário ontem na GNT sobre alguns países islâmicos. Um repórter, acho que da BBC, fez umas filmagens no Afeganistão; vocês não têm idéia de como é Cabul! Não existem pre´dios altos, uns carros velhos, as pessoas sujas a pé ou de bicicleta, ruinas para todo o lado, uma pobreza absurda. O que se sobressai na paisagens são as caminhonetes do Taleban, cheia de soldados. E os caras são uns ignorantes. Não sabem o que estão fazendo.
O Alcorão prega que todos devem buscar conhecimento, e a proibição de as mulheres freqüentarem as escolas vem da leitura extremista que o governo Taleban fez do livro sagrado. Há algumas professoras que ensinam às escondidas, crianças a lerem e até a falarem inglês.
Em um ponto da entrevista, o repórter, com sua câmera escondida pois o regime não permite qualquer tipo de foto ou filme de pessoas ou animais, entrevista um grupo do exército do governo. Foi incrível: aqueles homens pobres, sujos, segurando metralhadoras, impressionados vendo suas imagens na tela de cristal líquido da câmera portátil do cinegrafista, dizendo para o repórter "Nós adoramos vocês", "Voltem sempre!".
É uma questão que se faz questionar muito. O povo pobre, porém unido, nas mãos de um governo corrupto que é um grupo extremista formado, que ironia, pelos EUA na guerra contra a URSS. O repórter também visitou um campo produtor de papoula, de onde é tirada a matéria prima para a produção de 80% da heroína encontrada no Ocidente.
Os "produtores", pessoas humildes, dizem que aquilo é o único meio de eles sobreviverem. O governo e o Ocidente que são culpados pelo tráfico de drogas. na verdade, o governo afegão não permite o cultivo de papoula, mas cobra dos traficantes um dízimo pela saída do produto do país. Um dos homens re´ponsáveis pela plantação disse que ninguém investe em melhorias no seu país e não estão interessados na destruição das plantações. Tudo isso seria muito fácil abrindo algumas fábricas e empregando os homens que tem como único sustento, a plantação da planta do ópio.
por Lucas A.