BOMBA DE NÊUTRONS
O meu cérebro está recapturando serotonina demais novamente. Acho que tenho que aumentar a dose de fluoxetina.
É o jeito, já que não tenho grana pra pagar psiquiatra e remédio, aplico só no remédio.
Mas fico pensando, e essa gente que depende do SUS, como fica?
Não fica! Morre, se mata, mata os outros.
Alguns problemas psiquiátricos são graves(graças a Deus não é o meu caso) e não escolhem classe social. Uma pessoa "rica" vai ao psiquiatra, psicólogo, mas e um pobre? Que trabalha na rua o dia inteiro? Chega em casa podre de cansado, sem dinheiro? Muitos acabam mergulhando no copo ou dando porrada na mulher.
Daí o que acontece? Ele é denunciado. Daí vai preso. Pega, sei lá, dois anos, 1 ano e meio. Como ele é pobre e a justiça é esquizofrênica, ele passa uns 5 ou 6 anos no presídio. Condenado por lesões corporais (advogados de plantão, se eu estiver errado, me corrijam) e cumpre uma pena de, sei lá, assaltante de banco.
O cara sai de lá no mínimo expert em algum delito muito maior, porque o sistema carcerário é escroto, corrupto, e o detento fica o dia inteiro pensando merda e não fazendo nada. O cara sai de lá e faz coisas muito piores e é preso de novo. E assim vai indo, cada vez pior.
Na casa dele, agora sem o pai da família, o filho menor também tem que trabalhar. Ele começa a passar o dia na rua. De repente, passa a noite também. Começa a dormir nas calçadas enquanto o filho do meio se envolve com o tráfico (dinheiro rápido). O filho mais velho, que ainda tinha um pouco de cabeça e condições de não entrar no crime, faz supletivo do segundo grau mas não consegue entrar na universidade porque não não tem dinheiro para fazer um cursinho pré-vestibular.
Se torna mais um jogado no mercado de trabalho, sem qualificação e, que no futuro, viverá como os seus pais, que viveram como os seus avós e assim por diante.
Não estou defendendo ninguém. Principalmente não estou do lado do cidadão que foi preso porque agrediu a esposa (condeno isso!), mas só quis mostrar como as coisas são. A reação em cadeia que uma falta do Estado pode ocasionar.
por Lucas A.